A origem etimológica da palavra filantropia vem do grego, que significa “amor pela humanidade”, onde a empresa atua como um segmento da sociedade civil que busca construir um sistema alternativo ao poder público, direcionando suas ações em favor da sociedade. Seu compromisso é assegurar o direito à educação, saúde e assistência social, alterando o status quo da comunidade.
É importante que todos tenham ciência da grande importância que as Entidades Filantrópicas tem para todos nós, cidadãos. É por meio de entidades como esta – a FUNDHOSPAR – que conseguimos garantir acesso às políticas públicas (como, por exemplo, o acesso à saúde). E, para que isso seja mantido e fortalecido, precisamos de você, entendendo do assunto, apoiando a causa e juntando suas forças com a gente!
QUANTOS SÃO OS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS NO BRASIL?
Atualmente, existem cerca de 2.100 instituições filantrópicas na área da saúde em nosso país. Trata-se de instituições privadas, sem fins lucrativos, contratadas pelos gestores públicos para prestarem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Grande parte dos hospitais filantrópicos atende também planos de saúde e, além disso, presta serviço aos pacientes de forma particular (algumas instituições possuem até mesmo planos de saúde próprios). Por isso, é sempre tão importante ser priorizado o atendimento médico nestas instituições: ao escolher a FUNDHOSPAR, você não está apenas sendo atendido: 100% do valor arrecadado na Entidade é reinvestido em milhares de outros atendimentos!
No Estado do Paraná, são ao todo 108 instituições de saúde consideradas filantrópicas, segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES.