REGIÃO DE ABRANGÊNCIA

A fim de facilitar o fluxo de atendimento e regulação junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Estado do Paraná é dividido por Regionais de Saúde – sendo a 13ª Regional de Saúde a de abrangência e responsabilidade de atendimento da FUNDHOSPAR, que é composta pelos municípios de: Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara e Tuneiras do Oeste.

Atualmente, a Fundação conta com 101 leitos, atendendo toda a 13ª Regional de Saúde do Paraná (cerca de 160 mil habitantes (IBGE jul./2017), dos quais 10 leitos são de UTI Tipo II (Adulto).  Além disso, a Entidade possui equipe médica de plantão de forma ininterrupta em mais de dez especialidades da medicina, mantendo também contrato de prestação de serviços junto a dois Odontólogos, especializados em Cirurgia Bucomaxilofacial à disposição integral do SUS, no âmbito da Média Complexidade (Atenção Secundária).

Ao longo de 2018, a FUNDHOSPAR atendeu pacientes de municípios pertencentes à 13ª Regional do Estado do Paraná, para a qual o hospital é referência em atendimentos de Média Complexidade. No entanto, cabe destacar que os atendimentos não se deram apenas para esta população, uma vez que o Hospital encontra-se inserido no Sistema Único de Saúde (SUS). Por isto, cabe a esta Unidade Hospitalar atender a todo ser humano que necessite, seguindo, é claro, os critérios do SUS, bem como Normativas e Diretrizes do Ministério da Saúde. Isto posto, a FUNDHOSPAR atendeu em 2018 pacientes de 144 cidades do país, pertencentes a 14 estados brasileiros, através da Central de Regulação de Leitos Soul MV, via SAMU ou SIATE, ou ainda por outro tipo de suporte avançado (terrestre ou aéreo), pelo fato de o indivíduo, morador de outra localidade, estar de passagem pela região e ter necessitado de atendimento. Abaixo, a relação de estados e de municípios que tiveram seus pacientes atendidos aqui, na FUNDHOSPAR:

O ATUAL MODELO DE GESTÃO DA ENTIDADE: PARTICIPATIVO E DESCENTRALIZADO

Na busca incessante de melhorar cada vez mais seu atendimento e, tendo em vista a Visão da Entidade de ser reconhecida pela excelência nos serviços prestados, a FUNDHOSPAR descentralizou suas atividades e rotinas administrativas em 2018, criando cinco Gestões Hospitalares, com o desmembramento de setores que, antes, estavam diretamente vinculados à Administração.